PRECEND COPASA

Categoria: | Publicado em: 2 de agosto de 2019

image

Quem deve aderir?

O PRECEND - Programa de Recebimento de Efluentes Não-Domésticos da COPASA-MG é aplicável aos empreendimentos que produzem efluentes considerados como não-domésticos, ou seja, “resíduo líquido proveniente da utilização de água para fins industriais, comerciais ou de prestação de serviços que adquirem características próprias em função dos processos empregados”, e determinam o lançamento na rede pública coletora de esgotos, repassando à COPASA a responsabilidade pela destinação correta dos mesmos.

De acordo com o estabelecido pela Resolução da ARSAE 040/2013, cabe às empresas geradoras de efluentes não domésticos a seguinte observância:

Art. 45 “Não é permitido despejar na rede coletora de esgoto, sem tratamento prévio, efluente não doméstico que contenha substância que, por sua natureza, possa danificá-la, obstruí-la, ou interferir no processo de depuração de estação de tratamento de esgoto ou causar dano ao meio ambiente, ao patrimônio público ou a terceiro”.

Como funciona?

O Projeto Técnico contém orientações ao empreendedor para preparar o sistema de esgotamento sanitário da sua empresa, visando à execução do pré-tratamento e o lançamento adequado do efluente não doméstico gerado, na rede coletora de esgotos da COPASA.

Deve ser elaborado em duas partes: A e B. Na Parte A é realizada a caracterização do empreendimento, dos processos produtivos, o cadastro das redes e a proposição do plano de amostragem, com vistas à caracterização quantitativa e qualitativa dos efluentes não domésticos gerados na empresa. Nessa fase do projeto deve ser apresentada, também, a situação atualizada do sistema de esgotamento dos efluentes líquidos, com o propósito de se definir a localização dos pontos de amostragem.

Após análise e aprovação da Parte A pela COPASA, é iniciada a Parte B, que tem como pontos de destaque a execução do plano de amostragem, a justificativa, o projeto de adequação das redes e o pré-tratamento dos efluentes líquidos, bem como o plano de automonitoramento. Isto porque a concepção do projeto de adequação, caso necessário, dependerá dos resultados das análises laboratoriais e de campo, realizadas nos efluentes da empresa.

Com a aprovação da Parte B é assinado o contrato do PRECEND entre a COPASA e o empreendimento, estabelecendo as condições de operação e de verificação periódica dos descartes.

A Neo Ambiente possui uma equipe multidisciplinar, capacitada para a realização dos projetos necessários da Parte A e B do PRECEND, conforme as exigências da norma técnica T-187-6, trabalhando com muita agilidade, qualidade e compromisso, trazendo satisfação aos nossos clientes.

Entre em contato com a Neo Ambiente Consultoria Ambiental e faça-nos uma consulta:

Telefone: (31) 3016-1808

Acesse nosso site: www.neoambiente.com

Compartilhe: