14 de agosto: Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial

Categoria: | Publicado em: 14 de agosto de 2019

image

O dia foi motivado após a assinatura do Decreto-Lei nº 1.413/1975, que Dispõe sobre o controle da poluição do meio ambiente provocada por atividades industriais, com o objetivo de permitir uma atenção sobre a necessidade de reduzir as poluições ocasionadas pelas indústrias.

A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6938/1981, conforme artigo 3º, inciso III, determina que “Poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudicam a saúde, a segurança e o bem-estar da tem de absorvê-los ou inativa-los e que ocasionam prejuízos ao funcionamento dos ecossistemas, degradação estética ou dano ao bem-estar e à saúde dos seres vivos”.

Pensando nisso, a NEO Ambiente ressalta a importância de gerenciar de forma adequada os recursos naturais para garantir a redução dos impactos industriais no meio ambiente, além de assegurar a qualidade de vida de todos, de forma a não inviabilizar o desenvolvimento econômico e social.

Para tanto, é importante destacar algumas medidas essenciais para um bom controle ambiental:

- Executar os estudos e planos de controles ambientais;

- Estar em dia com o atendimento as condicionantes da licença ambiental;

- Realizar auditorias ambientais para verificar a adequação dos processos industriais;

- Elaborar e implantar o sistema de gestão ambiental.

Dentre outras medidas importantes para assegurar o bom funcionamento e atendimento às questões ambientais dentro das indústrias.

Entre em contato conosco! Disponibilizamos equipes de consultores multidisciplinares para cada demanda, alinhando expectativas, identificando necessidades e gerando soluções.

Compartilhe: